Revistas e apostilas: outros modos de usar

Cliente: BRE

Um protótipo experimental de materiais didáticos interativos.

Desafio

Produtora de conteúdos educacionais, a BRE nos chamou interessada em explorar novas possibilidades em seus materiais que incorporassem recursos digitais, entre eles a interatividade possível com o uso de tabletes. Mesmo tendo equipe própria de ilustradores e designers, queriam nossa ajuda para inventar essas novas formas.

Solução

Exploramos dois caminhos. No primeiro, o material aproximava-se de revistas de divulgação científica, mais lúdicas, baseadas em imagens e de conteúdo menos aprofundado. No segundo, pensado para um contexto mais escolar, o conteúdo seguia uma estrutura mais formal, mesmo que incorporando o uso de animações, questões interativas, imagens etc.

O protótipo de revista explorava maneiras de conjugar ilustrações e textos de modo a promover uma leitura instigante.

Em vários momentos, o conteúdo podia ser interrompido com aprofundamentos e atividades interativas.

O tom das apostilas era um pouco mais sóbrio, mas ainda muito apoiado em imagens, diagramas, fotografias.

Mais ainda que na revista, havia muitas atividades interativas em cada etapa das apostilas.

Além das imagens produzidas, havia uma cuidadosa seleção de imagens de fontes externas.