Softwares para um projeto de educação democrática

Cliente: M³ Matemática Multimídia

No contexto de uma proposta educacional de amplo e fácil acesso, como compor um projeto gráfico cativante para as atividades interativas?

Desafio

O ‘Matemática Multimídia’ envolveu a produção de conteúdo didático para 4 mídias: áudio, vídeo, atividades práticas em sala e softwares interativos. O conteúdo ficou por conta de uma equipe de pedagogos e matemáticos que, para o software, interagia com outra equipe, de programadores. Nossa função: criar um projeto gráfico coeso para essa produção.

Solução

Foram elaborados 31 atividades. Estabelecemos de início uma estrutura com elementos mais rígidos (cores, tipografia, fluxo etc) ou mais flexíveis (estilos de ilustração, tabelas, joguinhos etc). Uma vez desenhados esses parâmetros, estes foram codificados em um sistema que, manipulado pelos programadores, deu forma a cada uma das atividades.

Um fotógrafo e outro ilustrador, coordenados por nós, produziram capas para cada um dos softwares.

Alguns trechos das atividades.

Sistema de correção e paineis auxiliares.

Cada software é divido em etapas, representadas por uma espécie de 'mapa' da atividade.