Identidade para um projeto de educação democrática

Cliente: M³ Matemática Multimídia

Diversidade de mídias, de ideias, de equipes. Como compor a identidade visual de um projeto tão múltiplo quanto agregador?

Desafio

O projeto Matemática Multimídia produziu, a pedido do Ministério da educação, conteúdo didático em quatro mídias: áudio, vídeo, atividades práticas e softwares interativos. Dada essa diversidade, que forma teria um programa de identidade visual que desse coerência a esse conjunto e nele imprimisse os princípios norteadores do projeto?

Solução

O símbolo busca, fundamentalmente, representar o amor pelo ensino de matemática que movimentou o projeto: traz algo de geometria, mas é ao mesmo tempo dois bloquinhos, como em um jogo; há um M em seu interior que, virado, é também um 3 e a letra sigma. Símbolo e logotipo são, por fim, sintéticos, de modo a resistir bem a seus muitos usos.

Para divulgar e treinar os professores sobre o material, a equipe pedagógica organizava visitas a escolas e, nestas, usava o cartaz abaixo para fazer a divulgação.

Um folder simples era distribuído.

Alguns dos membros do projeto produziram alguns cartões de visita os associando à iniciativa

Alguns padrões foram criados a partir do símbolo gráfico.

Foi produzido um site para disponibilizar os materiais, assim como divulgar o projeto e seus conceitos norteadores.