Olimpíada de História: a prova

Cliente: Olimpíada Nacional em História do Brasil

Chega a hora dos participantes serem postos à prova. Mais que um teste, criamos o espaço no qual se deu essa instigante competição.

Desafio

A ONHB se distingue de outras olimpíadas científicas em alguns pontos fundamentais: nela, a prova é feita em equipes de três alunos, com ajuda de um professor-orientador. Também, as atividades não supõe haver apenas uma resposta possível para cada pergunta colocada. Como fazer, então, uma prova online que dê conta dessas, entre outras, questões?

Solução

O site traz algumas ideias: um banco de documentos históricos disponível junto a prova fornecia pistas, mas não respostas, para as questões – e as ambiguidades na interpretação desses indícios estimulam esse debate entre alunos e professores. Além das perguntas, cada uma das fases propõe uma atividade: entrevistas, relatos, produção de imagens etc.

Apesar de uma estrutura semelhante, o layout de cada uma das provas se adapta à identidade visual de cada edição.

Cada uma das cinco etapas da prova contém de 10 a 20 questões de múltipla escolha.

Além das questões objetivas, cada fase possui uma atividade prática. A 4ª fase, por exemplo e abaixo, pede aos alunos a produção de um documento, com formato específico a cada edição. (Os exemplos mostrados são fictícios.)

A 2ª tarefa trazia imagens aos alunos com uma série de pontos identificados e, para cada um, uma lista de possíveis legendas, que os alunos deveriam ler e escolher a mais adequada.

A passagem do tempo era indicada no site por uma linha do tempo que, aos poucos, caminhava rumo à fase final. Abaixo, respectivamente, 5ª, 6ª e 7ª ONHB.