Feia 10: reunindo improvisos

Cliente: Alunos do IA

Muitas cabeças pensam melhor do que uma – mas ninguém disse que seria simples. Tal foi o espírito deste projeto de identidade visual.

Desafio

O Feia é o principal evento cultural da Unicamp. Os sócios fundadores da Preface começaram a pensar no design como profissão quando alunos organizadores do festival. Já formados, propusemos a (então nova) safra de alunos de 2009 coordenar, já com o escritório, o projeto de identidade visual do evento, buscando expandir nossas experiências passadas.

Solução

A décima edição representou para o festival um marco de maturidade: com muito esforço, o evento passara de uma iniciativa semi-clandestina a um evento de espaço e apoios (quase sempre) garantidos. Sua identidade festejaria esse novo status, ao mesmo tempo mantendo-se fiel a um certo espírito lúdico, improvisado, que atravessa até hoje suas edições.

Antes mesmo de haver uma identidade, fizemos um cartaz avisando artistas e oficineiros para começarem a pensar no que expor no festival.

A identidade foi construída em volta dos 'feiosos', um sistema de ilustrações que produzia combinações de bichinhos.

Com a identidade estabelecida, foi diagramado um pequeno livreto para apresentação para potenciais patrocinadores.

Cartaz chamando oficineiros e artistas a se inscrever no festival.

O cartaz principal do festival era composto de 8 peças quadradas, módulos que podiam ser combinados em inumeráveis configurações.

Convite para a abertura e o encerramento.

Faixa afixada na universidade um pouco antes e durante o festival.

Durante o festival, além do site havia um pequeno livreto impresso com toda a programação do festival, e que foi distribuído por toda Campinas.

Uma tabela com a programação completa vinha dobrada dentro do livreto.