Desafio
A Olimpíada enfrenta um desafio anual: criar um projeto gráfico que caracterize a edição vigente e seja, ao mesmo, compatível com a identidade visual do evento e de aplicação flexível em todas as peças gráficas e digitais utilizadas em suas diferentes etapas.
Solução
Desde a sétima edição da Olimpíada, a Preface participa intensamente da produção das peças de divulgação, aplicando o projeto gráfico com coerência em todas as suas etapas: os padrões abstratos criados para o cartaz de divulgação foram usados, também, em coordenação com ilustrações figurativas nas aplicações gráficas e publicações para redes de sociais.
Cartaz para inscrições. De algumas edições para cada, a divulgação desta peça é primordialmente através do Facebook, Instagram e outras redes sociais, mas há ainda uma tiragem considerável que todo ano se envia por correio às escolas.
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Camisetas dos participantes, equipe da apoio...
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...elaboradores de prova e, por fim, “Eu fui”, uma camiseta posta à venda na final.
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O kit entregue para cada aluno e professor orientador finalista vinha numa bolsa de algodão cru.
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Nas semanas anteriores à final, foram espalhadas grandes faixas por Barão Geraldo, distrito onde é realizada a prova.
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Um pequeno kit foi enviado a membros da imprensa, sobre o qual ia o seguinte cartão:
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Como em um vestibular, havia um controle bastante rígido sobre a distribuição das provas impressas a se aplicar na final presencial. Os envelopes que as levavam eram lacrados e acompanhavam a seguinte etiqueta:
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Crachá de identificação usados, além da camiseta rosa, pelos organizadores durante os eventos finais:
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A Fanpage da ONHB no Facebook foi alimentada e gerenciada por Bruna Mozer, assessora de imprensa da Olimpíada. Para ajudá-la com a criação das imagens — ao mesmo tempo em que buscávamos garantir uma maior coerência ao conjunto em sua relação com a marca do evento —, fizemos um template Photoshop que, com algumas instruções simples, pode ser usado para criar as dezenas de imagens postadas antes, durante e após as provas. Abaixo, alguns exemplos, todos criados por Bruna.
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Para algumas postagens especiais, fomos chamados pela equipe da ONHB para ajudar:
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As 4 imagens abaixo, por exemplo, foram postadas perto da final presencial, e remetem à (então) moda da caça aos Pokémons ao mesmo tempo em que mostram fotos da Unicamp, onde ocorre a prova.
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